Tráfego pago: Entendendo do zero o que é, como funciona e como pode alavancar seus negócios
Tráfego pago é um assunto cada vez mais comentado na internet como sendo uma das melhores ferramentas para desenvolver empresas. Mas, você sabe como realmente funciona e porque cada dia mais vem sendo recomendado?
Nesse post vamos explicar tudo sobre tráfego pago para que você entenda definitivamente o que é, como funciona e mais!
Entendendo o que é tráfego pago
Resumindo para você entender de maneira simples e prática o tráfego pago não é nada além de anunciar online buscando um objetivo. Esse objetivo muitas vezes pode variar de estratégia para estratégia existindo diversas possibilidades. Aqui vão algumas delas: alcance, engajamento, conversão, visualização de vídeo, clique no link além de outras a depender da plataforma.
De fato, se você é o tipo de pessoa que frequentemente usa o Google, Youtube ou qualquer rede social já deve ter percebido um fato em comum: não demora muito para encontrarmos propagandas. Os primeiros resultados do Google, imagens patrocinadas no Instagram e anúncios antes de iniciar um vídeo no Youtube são ótimos exemplos de tráfego pago.
Além disso, por ser feito online seus custos são baixos comparando com outras fontes de publicidade como outdoors ou televisão. Dessa forma, qualquer um pode começar a rodar propagandas a partir de um baixo investimento inicial e ir aumentando gradativamente ao obter resultados.
Como funciona o tráfego pago?
Agora que entendemos do que se trata, vamos a outro assunto importante: como funciona. Essa parte do assunto normalmente é o que mais nos interessa, afinal de contas podemos anunciar na internet? Os anúncios são aleatórios ou aparecem para pessoas específicas?
Para que possamos explicar tudo isso precisamos falar primeiramente das campanhas de anúncios. Uma campanha de anúncio contém todas as informações necessárias para poder rodar na internet. Definições como objetivo, orçamento diário, títulos, descrições, palavras-chave, imagens, região e interesses do público alvo são colocados numa campanha.
Desse modo, cada campanha receberá uma porção dessas informações dependendo da plataforma e da estratégia que será utilizada. A parte mais interessante é que essas informações mostram que os anúncios não são aleatórios. Ou seja, nossos anúncios se tornam muito mais efetivos já que existem inúmeras maneiras de segmentarmos o nosso público alvo.
Como resultado, agora possivelmente você tem uma nova dúvida sobre como e onde fazer essas campanhas. Então, cada rede tem sua própria plataforma de anúncios e a maneira mais fácil de encontrá-la basta pesquisar pela rede que você quer + ads no final. Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads, Tiktok Ads e por ai vai, todos resultados te levarão à plataforma business da respectiva rede.
Em resumo, tráfego pago funciona a partir de campanhas criadas no gerenciador de anúncios das plataformas. Lá que podemos configurar todos os detalhes. Conheça os principais: objetivo (se será de alcance, conversão, engajamento etc.), orçamento diário, público alvo e até as imagens ou vídeos que serão utilizados no anúncio.
Investimento necessário para anunciar
Essa pergunta é muito frequente por aqui, afinal quanto eu preciso investir no mínimo para começar a anunciar? Bom, essa pergunta não é possível responder em reais todo dia a mesma coisa. Isso se deve ao fato que o mínimo aceito geralmente é de 1 dólar por dia, e nos dias atuais isso varia entre R$4,70 a R$5,20. Mas, para ter algum resultado sempre gostamos de aconselhar um mínimo de R$10,00 por dia investido. O orçamento diário não implica em R$300,00 mensais pois é possível anunciar por dias da semana, cortando custos.
Mesmo a primeiro momento parecendo um valor alto, acredite em nós, R$10,00 por dia é um valor extremamente baixo e inicial para anúncios online. Olhando por outro ponto de perspectiva, para fazer publicidade em um outdoor pode facilmente ultrapassar R$2000,00 mensais com baixa efetividade. Por isso, fazendo essa comparação gostamos de afirmar que o custo x benefício de se anunciar online é extremamente acessível.
Por que anunciar online é importante?
O poder das imagens
Vamos voltar ao exemplo utilizado quando estávamos entendendo melhor o que era. Imagina que você é uma pessoa que gosta de pizza e é uma sexta-feira início do mês. Rolando o Instagram como quem não quer nada acaba se deparando com uma foto patrocinada, uma linda pizza do seu sabor favorito.
A partir disso, sua atenção foi despertada e você lendo a legenda viu que eles entregam na sua região sem cobrar taxa de entrega. Não acabando por aí, você repara que é aquela pizzaria que sempre falaram que é muito gostosa mas um pouco mais cara. Para completar, você vê que eles estão com uma promoção tentadora e o preço da pizza está o mesmo que você costuma pagar normalmente.
O resto da história fica a sua livre interpretação, porém estatisticamente falando a maioria das pessoas em uma situação dessas passariam a cogitar seriamente pedir nessa pizzaria. Esse é um bom exemplo de como o anúncio certo, com a estratégia certa e na hora certa pode influenciar pessoas e trazer mais clientes para um negócio.
O poder da pesquisa
Se você ainda não foi convencido da importância de anunciar seu produto ou serviço online temos outro exemplo. Imagine que você está com um problema em casa no encanamento e como desde que você se mudou, podendo ter sido há 5 anos ou mais, nunca ocorreu um problema desse tipo e você ainda não tem um contato de encanador.
Por acaso, você já imaginou o primeiro lugar que você pensaria em procurar um contato? Muito provavelmente seria no Google como a maioria das pessoas. Ao pesquisar “encanador (sua cidade)” facilmente os 3 ou 4 primeiros resultados serão um anúncio na rede de pesquisa.
Como aprender a configurar uma campanha?
Apesar de parecer simples quando falamos que basta acessar a plataforma e criar uma campanha, não é. Existem inúmeras estratégias para cada objetivo de campanha e inúmeras maneiras de segmentar seu público quente e frio. Além disso, noções de copywriting, marketing e vendas são necessárias para fazer anúncios que realmente façam diferença, caso contrário só gastarão dinheiro sem resultados expressivos.
Mesmo assim, aprender tráfego pago não é impossível, afinal outras pessoas foram capazes de aprender de alguma forma. Para uma análise mais adequada, trouxemos como autor desse texto (no caso eu) o gestor de tráfego da HRK. A partir desse momento falarei mais em primeira pessoa para tentar explicar melhor minhas sugestões diretas para você aprender tráfego pago.
Do básico ao intermediário
A princípio, tráfego pago parece um bicho de sete cabeças mas, no fundo, embora exista uma plataforma para cada rede social (exceto Instagram e Facebook) suas essências são as mesmas. Aprender uma plataforma única inteira até possuir conhecimento avançado é uma ótima forma de começar. Para você que não pretende gastar dinheiro a primeiro momento, sugiro o Google.
Fator interessante do Google é que eles possuem um curso completamente online contando com certificado ao final, chama-se Skillshop. Fazendo, por exemplo, o curso para a rede de pesquisa ele te ensina os objetivos de campanhas, como usar o planejador de palavras-chave ao seu favor e basicamente tudo sobre a plataforma do Google Ads para esse tipo de campanha.
Com isso, você já terá muito mais que uma noção básica para anunciar na rede de pesquisa do Google. Para dúvidas pontuais sugiro que você procure pela Central de Ajuda do Google. Nela, você pode pesquisar sobre qualquer ferramenta sendo uma ótima maneira de desenvolver mais ainda sua habilidade adquirida.
Buscando o estágio avançado
Por fim, para chegar a um nível cada vez mais avançado você precisará entender a plataforma na palma da mão clicando e lendo cada botão lateral. Adicionado a isso, investir dinheiro em campanhas reais será a única forma de se tornar cada vez mais um melhor gestor de tráfego prago. Não podemos esquecer que campanhas de anúncios são baseadas em testes e mais testes, nenhum resultado futuro é garantido, apenas o passado que foi quantificado.
Se você pretende começar em outra plataforma sem ser o Google ou já possui um dinheiro guardado para investir em conhecimento, sugiro adquirir um curso. Antes de mais nada, gostaria de frisar que você pesquise muito bem antes sobre o que for comprar. Como existem diversas faixas de valor e diversos cursos que prometem ensinar gestão de tráfego é preciso que seja avaliado a qualidade do curso.
Contratando o serviço de gestão de tráfego pago
Chegamos ao caso das pessoas que perceberam que esse serviço é essencial mas não têm tempo ou interesse em aprender por elas mesmas. O que recomendamos para anunciar no Google Ads ou qualquer outra rede é buscar por um profissional capacitado. A dúvida que paira no ar se trata de como achar esses profissionais.
Agências de marketing geral até podem possuir esse serviço, mas não é regra. Existem agências de marketing digital com o foco do serviço principal em gestão de tráfego, como nós da HRK. Com certeza, agências desse porte oferecem profissionais qualificados para esse trabalho. A outra opção seria contratar um gestor de tráfego para sua empresa por CLT ou PJ. Isso irá variar dependendo da sua preferência.
Se estiver interessado em contratar esse serviço entre em contato conosco no link abaixo. Basta preencher o formulário e respondemos o contato no mesmo dia.
O que esperar do serviço de tráfego pago
Como prestamos esse serviço, essa seção do texto será toda afirmada com base na maneira que trabalhamos aqui na HRK.
A fim de ser breve, toda parte que envolve as campanhas de anúncio é trabalho do gestor de tráfego pleno. Começando do zero, ele quem desenvolve a estratégia que será usada na campanha baseado nas expectativas do cliente. Toda a parte de títulos, descrições e legendas são feitas por ele. Em relação à segmentação deve ser feita por ele após analisar bem o público alvo do negócio. Seguindo essa fórmula, ele deve alcançar algum mínimo resultado.
Relatórios
Para que o cliente tenha noção se suas campanhas valem o dinheiro investido, é comum passarem relatórios dos resultados. Dessa forma, você consegue saber quantas pessoas viram seu anúncio, quantas clicaram e diversas outras métricas. Além disso, o relatório servirá como base para o próprio gestor otimizar as campanhas.
Otimizações
Otimizar campanhas de anúncios é parte crucial de um bom gestor de tráfego. Sem isso, as campanhas ficarão paradas e perderão desempenho conforme o tempo passar. Desse modo, as otimizações existem para que busquem cada vez um resultado melhor. Por vezes o resultado poderá ser inferior, mas certamente no longo prazo compensará quando bem realizadas as otimizações.
Tráfego pago x tráfego orgânico
Embora o tráfego pago funcione muito bem, para alguns objetivos de campanha o tráfego orgânico deve estar muito bem feito. Um bom exemplo seria no Instagram, perfis comerciais com praticamente nenhuma publicação tendem a ter menos retorno. O mundo que vivemos digitalmente nas redes sociais exige conteúdo rotativo, frequente e que entregue valor.
Por isso, pensando em cada vez mais melhorar o desempenho das nossas campanhas devemos dar atenção ao tráfego orgânico também. Dessa forma, atraímos seguidores envolvidos e engajados com as redes. Não só isso, sites otimizados para um rápido carregamento ajudam a manter as taxas de conversão e cliques no link maiores. A partir do momento que você não tem um site pensado nesse aspecto, a experiência do usuário pode ser afetada e conversões perdidas durante um longo carregamento.
Conclusão
Vimos aqui que anunciar online é a tendência de negócios que buscam por um maior desenvolvimento através do mundo online. Se você pretendia contratar esse serviço mas estava com dúvidas, esperamos que esse conteúdo tenha ajudado. Mas não se esqueça, de vez em quando o tráfego pago pode demorar para começar a dar resultados. Sempre espere pelo menos 1 mês para tomar alguma nova decisão e, se possível, até 3 meses.
Veredito final
Claramente, nós da HRK, recomendamos que você passe a fazer anúncios online também. Como dito anteriormente, os resultados podem demorar a vir e foi pensando nisso que nós passamos a oferecer 90 dias de garantia ou seu dinheiro de volta. Lembrando que o dinheiro investido na plataforma (Google, Facebook, Linkedin etc.) não tem como ser reembolsado. Ou seja, devolvemos integralmente o valor desembolsado na mão de obra dos nossos serviços prestados.
Se tiver interesse ou alguma dúvida sobre tráfego pago, vou deixar novamente o link para entrar em contato conosco aqui.
https://hrkdigital.com.br/contato/